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Exportação & Importação

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Queremos contribuir com a expansão dos seus negócios

Exportar implica aumento da escala de produção, que pode ser obtido pelo aperfeiçoamento de seus processos produtivos. A empresa poderá, assim, diminuir o custo de seus produtos, tornando-os mais competitivos e aumentar sua margem de lucro.

PROSPECÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO A CLIENTES EXTERNOS

Trata-se de descobrir clientes no exterior que podem comprar o seu produto ou serviço, aumentando a capacidade de negócios e fortalecendo a imagem da sua empresa no mercado nacional e internacional

O comércio com a China, por exemplo, foi uma mola excepcional para o incremento das importações brasileiras. Sua vice-liderança entre os fornecedores individuais repetiu-se nos últimos três meses e mostram que dificilmente a China perderá sua atual posição. Os dados dos sete primeiros meses do ano- período para o qual há números mais detalhados – indicam também que, entre os dez principais itens de importação da China, não figuram os que mais causam gritaria na concorrência nacional, como calçados, têxteis e brinquedos. Essa lista destaca o peso dos insumos para o setor de informática, aparelhos de telefonia, geradores e aparelhos domésticos.

PROSPECÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES EXTERNOS PARA IMPORTAÇÃO

Trata-se de descobrir fornecedores no exterior que podem suprir a sua linha de produtos ou serviços, aumentando sua capacidade de negócios internos e fortalecendo a posição da sua empresa no mercado interno e externo

A China ultrapassou o Mercosul e consolidou-se como o segundo maior fornecedor de produtos para o Brasil, depois dos Estados Unidos, na lista de importação por país individual. De janeiro a agosto deste ano, produtores chineses embarcaram para o mercado brasileiro US$ 7,579 bilhões, conforme os números da balança comercial do período, divulgada ontem pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Esse valor representou um aumento de 54,4% em relação a igual período de 2006. Também respondeu por 10,1% do total de bens comprado pelo Brasil no exterior.

O desempenho contribuiu para consolidar a Ásia como líder entre os blocos de origem das importações brasileiras, com US$ 18,604 bilhões no período.

Entre janeiro e agosto, o total de importações brasileiras bateu um novo recorde e alcançou US$ 74,921 bilhões. Essa cifra superou em 27,8% a de igual período de 2006. Com taxa de crescimento menor, de 15,9%, as exportações igualmente foram as maiores da história e totalizaram US$ 102,434 bilhões.

Segundo o secretário de Comércio Exterior, Armando Meziat, as exportações superaram US$ 100 bilhões dois dias antes do fim de agosto. Em sintonia com as previsões, o saldo comercial continuou a diminuir – chegou a US$ 27,513 bilhões, US$ 2,234 bilhões a menos que em igual período de 2006.

Certificações ISO 9000, ISO 9001 e ISO 14000

A implantação da ISO 9000 na empresa tem a função de promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade dos produtos seja colocada em padrões internacionais.

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO

A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade.
A ISO 9000 E 9001 são um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente. A ISO 9001 é uma norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes e das partes interessadas. A norma ISO 9001 é uma referência mundial em SGQ, com mais de um milhão de certificados emitidos em mais de 150 países. ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).
- Práticas internacionalmente aceitas e reconhecidas para a gestão da qualidade, Linguagem comum para trabalhar com clientes e fornecedores em todo o mundo, Aumento da eficiência e eficácia, Modelo para a melhoria continua e sistemática da gestão da qualidade, Modelo para atender às expectativas de clientes, consumidores e outras partes interessadas, Melhora da comunicação sobre qualidade uma vez que sua empresa promove as melhores práticas e melhorias em toda a cadeia de fornecimento, Melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços, aumento da satisfação, lealdade e retenção de clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz os custos. Ao seguir o mesmo processo PDCA (plan-do-check-act), assim como as demais normas de sistemas de gestão, a ISO 9001 é facilmente integrada com outras normas como a ISO 14001, a OHSAS 18001, a ISO 27001 e a ISO 50001.